AMÁLIA POR JÚLIO RESENDE


4|SÁB|OUT
22h|VILA REAL (GA)|10€/7€


Os limites do jazz são de novo testados, agora numa fusão com o fado. Sim, o fado. A dois dias de se assinalarem os 15 anos do desaparecimento de Amália Rodrigues, Júlio Resende revisita a memória individual e colectiva do repertório da grande diva do fado, num concerto que une de forma encantatória os dois universos musicais. Momento alto e conciliador do Douro Jazz.


“Amália por Júlio Resende” é o primeiro projecto a solo do pianista. Este álbum representa um novo desafio: trazer o fado ao piano; cantar as melodias com o piano, em vez de as acompanhar apenas. Com o piano exprimir tudo o que o fado significa.
Resende recria, neste projecto, temas de memória individual e colectiva do repertório de Amália Rodrigues, como Casa Portuguesa, Barco Negro, ou Vou Dar de Beber à Dor (Casa da Mariquinhas). Mas vai mais além e arrisca um dueto (pm)possível com Amália Rodrigues, servindo a voz e a imagem da diva com o seu piano no tema Medo. O resultado: um disco onde a tradição e a modernidade convivem em harmonia, onde o património é preservado pela inovação e onde o fado e a saudade se soltam nos caminhos da improvisação. 

www.julioresende.com
Vídeos:
http://youtu.be/En7gHOAjGvI
http://youtu.be/e3-uQeCe2Ps