FAIL BETTER!


18|QUI|SET
23h|VILA REAL (CC)|GRÁTIS


Atento às várias manifestações do jazz em Portugal, o festival abre com uma proposta ousada na área da improvisação: Fail Better!


Quinteto que reúne músicos provenientes das cidades do Porto, Coimbra e Lisboa. A sua base é a união de dois projectos pré-existentes: o duo portuense formado por João Guimarães e João Filipe, que produziu no ano passado um dos mais interessantes discos de jazz feitos em território nacional (“Ancestral”, Sonoscopia Records 2012), e o trio THE NAP, que junta o percussionista aos conimbricenses Marcelo dos Reis e José Miguel. Luís Vicente vem completar a formação, acrescentado riqueza tímbrica e aumentando as possibilidades expressivas do quinteto, cuja música é capaz de percorrer territórios bastante distintos, ora mais próximos do jazz, ora fazendo uso da colagem de fontes aparentemente inconciliáveis, como o post-rock e a livre improvisação com raízes na música contemporânea.
Se algum manifesto deste grupo houvesse, poderia ser resumido no desejo de produzir uma linguagem de grupo em tempo real, sem qualquer nota pré-escrita. Daí a referência a Beckett no nome do grupo. «No matter. Try again. Fail again. Fail better.»

Ouvir: http://failbetter5tet.bandcamp.com/
Ver: http://youtu.be/It7tWaTbxSI